domingo, 22 de outubro de 2023

Questões sensoriais

Esse ano, eu viajei para o Nordeste de 10 a 17 de outubro. Minha primeira dificuldade foi com voltar a andar de avião depois de 8 anos.A questão da aceleração, desacaleração e turbulência me incomodaram um pouco. Primeiro, era para eu ter andado de barco nos Parrachos de Maracajaú, em Maxaranguape, próximo a Touros (RN); mas como falaram que seria de lancha, eu lembrei da terrivel experiência em 2015, na volta da praia do Carneiro, próximo a Porto de Galinhas (PE), em 2015, fiz uma "cena" e não fui. Quando eu fui andar de barco,mais uma vez falaram em lancha, mas arranjaram um barco médio. Mas durante o trajeto,também me incomodou, porque quando o barco balança muito, eu perco o referencial "chão" e fico enjoado; mas dessa vez não apavorei (o que foi uma pequena vitória para mim), na praia de Tambau, João Pessoa, nas piscinas naturais conhecidas como Picãozinho, tive problemas para flutuar e respirar com o snorkel.Eu não estava acostumado e toda hora, eu parecia que ia ficar afogado e me apavorava. Mas o pior de tudo foi numa noite na pequena cidade de Araruna, no interior da Paraiba, de onde observei o eclipse anular do Sol, com sucesso. Eu passei ao lado de um palco com um som muito alto, e as próprias ondas sonoras reverberavam no meu corpo.Fiquei quase surdo por uns instantes e não conseguia nem pensar direito.Só queria saber de sair de lá o mais rápido possivel. Resumindo, apesar da questão social e de comunicação serem muito importantes, notei que as questões sensoriais também ja.É uma pena que limite os ambientes que eu possa ir, mas eu preciso saber quais são esses limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário